Edenio Detmann – Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa
Tenho visto muitos produtos para suplementação de bovinos, tanto múltipla como mineral, serem postos no mercado e oferecidos a produtores com base em “diferenciais”. Adianto que eu não tenho nada a ver com nenhuma empresa ou nada contra o mercado. Todavia, eu tenho minhas responsabilidades como professor de uma universidade pública e responsabilidades para com a sociedade, que é minha empregadora.
O que aqui chamo de “diferencial” significa normalmente que o suplemento oferece algo de novo, algo de diferente ou algo de melhor; o que denomino aqui de “milagre”. Em outras palavras, seria aquele “elemento mágico” que faltava e que estaria impedindo seus bois de ganharem tanto peso que a balança não daria nem conta de medir.
Milagres, por definição, são eventos que ocorrem contrariando as leis do mundo natural. Uma cura considerada impossível, por exemplo, é um bom exemplo do que as pessoas de fé costumam entender por milagres. Contudo, a produção de bovinos em pastejo ocorre no mundo natural e, portanto, está sujeita às leis da natureza. Não se pode acreditar em milagres quando falamos e tratamos exclusivamente de eventos do mundo natural. Bovinocultura não tem nada de sobrenatural.
Muitos “milagres” são apresentados regularmente aos produtores, todos baseados em alegações que envolvem trazer algum diferencial de produção que só não ocorreu ainda porque o “novo milagre” ainda não chegou naquela fazenda. Sempre há, infelizmente, o maior milagre de todos os tempos da última semana.
A maioria desses assim chamados “milagres” possui realmente alguma base nutricional por detrás. Isso não pode ser negado. Contudo, ter uma base nutricional ou fisiológica não assegura que a mesma é necessária. Tudo depende do contexto, o que requer uma análise crítica rigorosa.
Vou citar um exemplo real. Há alguns meses fui contatado por um consultor técnico que atua no centro-oeste sobre um suplemento que estava sendo vendido como o novo milagre da semana. O “diferencial” oferecido era a presença do elemento níquel. A adição de níquel no suplemento seria essencial, segundo quem o ofereceu. Em outras palavras, a falta de níquel na dieta dos animais em pastejo é o que estaria impedindo a ocorrência do “milagre do desempenho estupendo”.
Exemplos como este que citei ocorrem em número tão grande que seria impossível listá-los todos aqui. Como fugir disto? Em primeiro lugar, sempre duvide de milagres na produção bovina em pastejo. Eventos naturais seguem as leis naturais. Seja cético sempre e duvide de tudo e de todos. Pode me incluir na sua lista.
O que caracteriza um cético é a sua capacidade de questionamento. Essa capacidade de questionamento é que vai protegê-lo contra o comércio de falsos milagres na produção de bovinos em pastejo. Para ser sistemático em seu ceticismo, aplique alguns filtros simples quando alguém lhe oferecer um novo “diferencial” ou “milagre”. Estes filtros consistem de quatro perguntas simples:
1.Existe uma base fisiológica ou nutricional que suporte o tal “diferencial”?
2.O tal “diferencial” é necessário para o contexto do meu sistema de produção?
3.Haverá ganho significativo com seu uso e/ou evitarei efeitos adversos com seu uso?
4.Há retorno econômico com seu uso?
Esse é um filtro que chamo de 4S. Qualquer novo “diferencial” ou “milagre” só passará pelo filtro caso haja quatro respostas SIM (4S). Caso contrário, melhor continuar do jeito que está, pois o milagre prometido será só mais uma falsa panaceia das quais a história está lotada.
No caso do níquel de nosso exemplo:
1.SIM. Existe uma base fisiológica que suporta funcionalmente o uso de níquel. Entre outras coisas, as bactérias responsáveis pela transformação de ureia em amônia no rúmen precisam de níquel.
2.SIM. Para que estas bactérias ureolíticas façam seu trabalho é necessário que o animal ingira níquel.
3.SIM, se o níquel não for ingerido, a hidrólise de ureia pode ser comprometida. A síntese de proteína por bactérias fibrolíticas é feita a partir de amônia. A hidrólise de ureia é uma das principais formas de fornecimento de amônia no rúmen. A proteína microbiana produzida no rúmen é a principal fonte de proteína para os animais em pastejo. Os animais precisam de proteína para sobreviver e crescer.
4.NÃO. A quantidade de níquel necessária para que o que foi descrito acima ocorra é muitíssimo pequena. O planeta Terra é uma grande bola formada basicamente de ferro e níquel. Há níquel em quase todos os lugares e as forragens tropicais têm níquel em quantidade mais do que suficiente para suprir as demandas das funções acima. Logo, NÃO haverá nenhum retorno econômico com o produto contendo níquel. Pelo contrário, você certamente pagará por algo desnecessário e caro.
Viu como é simples aplicar os filtros? Tente aplicá-los aos diversos milagres que te ofereceram ou que te oferecem. Caso tenha dificuldade, busque auxílio com profissionais que tenham conhecimento na área. Sempre tenha a calculadora em mãos também. Ajuda bastante.
Nunca se esqueça de que sistemas de produção animal em pastejo não precisam de milagres. Os sistemas precisam de planejamento e de condução rigorosa. A maioria do que é oferecido como potencial “milagre” tende a representar apenas elementos de ajuste fino. Contudo, um ajuste fino só funciona depois que o básico foi bem feito, caso seja realmente necessário e oferecer vantagens ao sistema.
Por exemplo, como pensar em suplemento mineral se os animais não têm pasto para comer? Um suplemento mineral sozinho não pode fazer o animal ganhar peso. A base da dieta é o pasto disponível em quantidade e qualidade adequadas. Primeiro resolva a disponibilidade de pasto para depois definir a suplementação mineral.
Como pensar em suplemento para bezerros (creep feeding) se as vacas parem a cada dois ou três anos? Primeiro resolva os problemas de reprodução para depois otimizar a o desempenho dos bezerros. Bezerro que não nasce, não pode crescer e não precisa de suplemento.
O verdadeiro milagre da produção animal em pastejo é o básico bem feito. O resto é ajuste fino que deve passar pelo filtro 4S para se tornar necessário e lucrativo.
Conheça os livros publicados pelo Prof Edenio que estão disponíveis na Livraria Pastofert. Clique aqui
Obrigado pela analise bem feita, didatica e respeitosa. Estou quase abrindo um call center somente para atender as inúmeras ligações diárias de suplementos milagrosos.